10% DE DESCONTO COM CÓDIGO: VERAO-10
Sem produtos no carrinho.

Qual a importância de ter pés saudáveis?

Qual a importância de ter pés saudáveis?

Temos falado muito sobre a importância de escolher um calçado adequado para os primeiros passos e aquisição de marcha por causa da saúde dos pezinhos das crianças, mas qual é a importância real de ter pés saudáveis?

Compostos por 20 músculos e 26 ossos, os pés servem de base para todo o corpo em termos de suporte, equilíbrio, postura e bem-estar geral. É por isso que ter problemas nos pés pode causar dores nas costas, problemas nas articulações, problemas de postura ou até afetar a saúde dos seus órgãos. 

No caso das crianças é ainda mais importante manter os pés saudáveis, porque qualquer alteração no desenvolvimento dos pés pode causar patologias ou deformações que ficarão até à idade adulta e que terão consequências em todo o corpo.

Para além disso, até aos 5 anos dá-se a fase de maior desenvolvimento dos pés, que corresponde também a um período durante o qual os pezinhos das crianças são mais delicados e precisam de atenção redobrada.

Que cuidados deve então ter com os pés da sua criança?

Até começarem a andar, os bebés não devem usar qualquer tipo de calçado. Deixar que os pés se movam livremente vai ajudar os pés a desenvolverem-se mais fortes e a estarem mais preparados para começar a andar.

Quando os bebés começam a andar, deixe que ande descalço sempre que possível. Por muito que o calçado seja respeitador, como é o da Tem-Tem, nenhum par de sapatos é melhor para o pezinho da sua criança do que andar descalço.

Quando comprar sapatos para o seu bebé, escolha calçado extremamente flexível, leve como uma pluma, com uma sola fina e sem declive, uma biqueira (toe box) larga, onde os dedos se podem mover livremente, sem contraforte ou qualquer outro reforço e com uma palmilha fina e sem elementos anatómicos.

É também fundamental que os sapatos tenham o tamanho adequado para os pés do seu jovem explorador. Vários estudos apontam que o uso de sapatos demasiado apertados na infância pode resultar no aparecimento mais frequente da joanetes.

Se possível, tenha dois pares de sapatos e alterne diariamente para que o calçado possa respirar, evitando assim que ganhe humidade e suor.

Comece a cuidar dos pés da sua criança desde o primeiro momento. Ela merece.

Ver outros artigos