10% DE DESCONTO COM CÓDIGO: VERAO-10
Sem produtos no carrinho.

Como escolher o calçado certo para a sua criança?

Como escolher o calçado certo para a sua criança?

A sua criança está a dar os primeiros passos ou em fase de aquisição de marcha, mas não sabe que tipo de calçado lhe deve comprar? Siga os nossos conselhos para garantir pezinhos fortes e saudáveis.

Idealmente, os bebés deveriam andar sempre descalços. Sim, completamente descalços. Os pés das crianças têm ​​70 mil terminações nervosas, que estão constantemente a comunicar informação ao cérebro. Informação essa que o cérebro usa para ajudar a criança a manter-se equilibrada. É por isso que as crianças, e os adultos também, andam melhor quando estão descalças.

Como é óbvio, nem sempre é possível andar descalço e é para esses momentos que é preciso encontrar o calçado perfeito, que respeite os pés do seu bebé e que não atrapalhe os movimentos da marcha, permitindo o desenvolvimento natural dos pés.

Em primeiro lugar, os sapatos devem ser flexíveis em toda a sua extensão. O calçado demasiado rígido limita e controla os movimentos dos pés, dificultando a marcha e a capacidade da criança explorar o espaço envolvente.

É importante também que tenham uma sola o mais fina possível, para garantir a ligação ao meio ambiente, e sem qualquer declive. As solas que são mais elevadas na parte de trás alteram a postura e interferem com o movimento de marcha da criança. O mesmo se aplica às palmilhas, que devem ser lisas e sem elementos anatómicos.

Procure também uns sapatos que sejam o mais leves possíveis. Os sapatos mais pesados são óbvios limitadores do movimento da criança e não permitem que ela tenha a sensação de andar praticamente descalça.

Evite sapatos com reforços para ajudar a andar. Existem modelos no mercado com contraforte no tornozelo ou estabilizadores laterais para ajudar a andar, mas o que estes sapatos fazem é impedir a criança de ter um desenvolvimento natural da marcha. As crianças não precisam de qualquer reforço físico para ajudar a andar, elas conseguem sozinhas.

Por último, escolha sapatos com a forma adaptada ao desenho do pé. A esmagadora maioria do calçado infantil no mercado tem a biqueira demasiado estreita, fazendo com que os dedinhos não tenham espaço suficiente e por vezes acabem até encavalitados uns nos outros. É importante escolher calçado com uma biqueira larga, onde os dedos tenham espaço para se moverem livremente e se desenvolverem da forma mais natural possível.

Em geral, escolha sempre calçado que respeite os pés do seu bebé e que não lhe imponha alterações na marcha. O desenvolvimento natural da marcha é importante para a autonomia das crianças e para pezinhos saudáveis!

Ver outros artigos