10% DE DESCONTO COM CÓDIGO: PRIMAVERA-10
Sem produtos no carrinho.

Quando é que o bebé dá os primeiros passos?

Quando é que o bebé dá os primeiros passos?

Uma questão transversal a todos os pais de primeira viagem é a curiosidade de saber quando é que o bebé vai começar a dar os primeiros passos e a caminhar pela casa toda. A resposta não é simples, mas vamos tentar ajudar.

Aprender a andar é um processo complexo e cada criança o faz de forma própria e no seu próprio tempo. Ou seja, não existe um mês específico em que seja suposto o seu bebé começar a andar. Algumas crianças começam a andar antes de fazer 1 ano e outras só por volta dos 14 meses. Se o seu bebé ainda não anda, não o compare com as crianças dos seus amigos, ele está a aprender e certamente não tardará a explorar cada centímetro da sua casa.

O processo de começar a andar passa por várias fases, sendo que um bebé não passa necessariamente por todas elas:

• Gatinhar – Nem todos os bebés gatinham, mas explorar o chão com os pés e as mãos ao mesmo tempo é a primeira fase do processo de aquisição de marcha do seu bebé. Acontece habitualmente entre os 6 e os 9 meses.

• Levantar – Com uma curiosidade crescente e uma independência que começa a aparecer, o seu bebé vai começar a tentar passar da posição sentado para a posição em pé. Acontece habitualmente por volta dos 9 meses.

• Apoiar – Consciente de que ainda não consegue sozinho, o seu bebé vai começar a tentar apoiar-se em móveis e outras estruturas que lhe permitam estar de pé mais facilmente e começar a dar os primeiros passos. Acontece habitualmente entre os 9 e os 12 meses.

• Andar – De início são só 1 ou 2 passos e por esta altura o rabinho vai bater muitas vezes no chão, mas nesta fase o seu bebé está finalmente a começar a andar de forma independente e muito em breve deverá começar a ter de correr atrás dele. Prepare-se.

A aquisição de marcha é um processo que o bebé terá de fazer sozinho, mas existem algumas coisas que pode fazer para o ajudar, como afastar os móveis e criar espaço para ele se aventurar ou oferecer-lhe pequenos estímulos e motivações, como o seu sorriso e os braços abertos para um abraço.

Uma coisa que não deve fazer é adquirir um andarilho (também conhecido como aranha) para ajudar o seu bebé a andar. Não só os estudos já demonstraram que as crianças que usam andarilho começam a andar mais tarde, como os andarilhos são responsáveis por imensos acidentes, estando a sua venda proibida em vários países.

Começar a andar é um dos marcos mais importantes e divertidos no primeiro ano do seu bebé.

Prepare-se, está na altura de dar uso intensivo à câmara do telemóvel 🙂

Ver outros artigos